domingo, 21 de fevereiro de 2010

UMA COISINHA QUE APRENDI NA ÍNDIA: Summer Masala





 É difícil de achar que comida preparada com especiarias combina com o este calorão do verão! A maioria das pessoas torce o nariz... mas na Índia, principalemte no sul, onde faz um calorão desses mesmo no inverno, as especiarias não ficam de lado! A comida indiana é bastante apimentada para o paladar ocidental. Mas a  MASALA  मसाला , termo em Hindi que quer dizer mistura de ervas, especiarias e/ ou aromatizantes nem sempre é apimentada. Pode ser feita em infinitas combinações, que adquirem  características especiais, resultando em sabores mais diversos e em benefícios para a saúde, principalmente quando usada de acordo com a estação do ano. Um pozinho perfumado que, como mágica, dá o sabor típico e exótico aos pratos indianos e asiáticos e ainda por cima  ajuda a melhorar o agni - o nosso fogo digestivo. Com especiarias, o alimento é mais facilmente digerido e, potanto, os nutrientes são melhor aproveitados!

Então, vamos sair do trio alho-cebola-salsinha!

Uma passadinha no Mercado Municipal, ou em um bom super-mercado e... tudo resolvido! Encontramos, aqui no Brasil, a grande maioria dos ingredientes usados no preparo das mais diferentes masalas!!!

Antes do preparo de qualquer prato indiano, a masala é adicionada a um pouco de ghee (a manteiga clarificada) e frita-se um pouquinho até queo aroma se desprenda. Depois se adiciona os outros ingredientes como lentilhas, legumes, paneer... do prato que vai ser preparado.


Os tipos mais famosos de masalas aqui no ocidente são o Curry e o Garam masala. O curry é preparado essencialmente com de açafrão-da-terra (cúrcuma, que dá a sua cor tipicamente amarela), cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela, podendo ser modificada de acordo com a região da Índia ou com a tradição da família. Aqui no Brasil é muito fácil achar Curry pronto no supermercado. Garam masala também é fácil de achar. É só abusar da criatividade para experimentar!

Numa tarde tranquila no biblioteca do AVP Hospital, encontrei em um livro de dietética Ayurvédica receitas para preparar masalas para cada estão do ano! A do VERÃO é a seguinte:



SUMMER MASALA
  • 2 colheres de sopa de sementes de coentro
  • 1 colher de sopa de sementes de erva-doce
  • 1 colher de sopa de sementes de cardamomo
  • 1colher de sopa de sementes de papoula (estas estão um pouco mais difíceis de encontrar no Brasil...)
  • 1 colher de chá de pistilos de açafrão
  • 10 cravos



Dá para escolher a quantidade a ser preparada, desde que se mantenha a proporção entre os ingredientes. Eles pode ser triturados com um pilão ou esmagados com um pedra de rio, sobre uma superfície dura. Assim, antes de preparar um prato, dê uma rápida fritadinha com um pouquinho de ghee, até que o aroma se desprenda ou as sementes estourem. Depois adicione os legumes, o arroz, a lentilha... Se estiver bem triturada, a masala pode ser adicionado diretamente sobre o prato!

O coentro é uma das principais ervas para problemas digestivos: flatulência, vômitos, indigestão, cólicas. Diminui o excesso de kapha, diminui o calor interno e a sede, bom para todas as desordens pitta. Antídoto para os alimentos muito picantes e quentes. O erva-doce tem propriedade esfriante e também digestiva. O cardamomo tem propriedade esfriante e ajuda a digerir toxinas...... o assunto é vasto.....

Ou seja, temos uma farmácia na cozinha! E ainda por cima é tudo delicioso!

OM SHANTI!

2 comentários:

angela disse...

Adorei a receita e obrigada pela partilha.
Foto maravilhosa
beijos

۞ Potira ۞ disse...

Adoreeeeeeeeeeei teu blog!!!


Estes tempos ey também postei uma receita de massala...

=D

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Médica formada na Faculdade de Medicina do ABC em 1999. Fez residência em Pediatria na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP até 2002.

Especializou-se em Homeopatia pela Escola Paulista de Homeopatia, atual ICEH, de 2003 a 2005.

Seu interesse em Ayurveda nasceu com o início das práticas de Yoga em 2002. Em 2007, fez o módulo I de formação em Yoga com Pedro Kupfer. Em 2008 concluiu a formação em Ayurveda na Clínica Dhanvantari em São Paulo, com Dr. Luiz Guilherme Corrêa Neto.

Na Índia, fez estágio em Ayurveda e Pregnancy & Baby Care na “School of Ayurveda & Panchakarma”, Kannur, Kerala, em Janeiro de 2009 e no Arya Vidya Peetam Trust, AVP Hospital, Coimbatore, em janeiro de 2010.

Atualmente trabalha na em seu consultório, atendendo a consultas de Pediatria e Puericultura, permeadas pela Homeopatia, pelo Ayurveda e pela sua bagagem de maternagem.

Escreve o blog PEDIATRIA INTEGRAL no Portal de maternidade ativa Vila Mamífera.

TODOS SOMOS UM