Nesta última sexta feira tive o privilégio de participar de um kirtan, com Krishna Das (é ele comigo aí na foto). Kirtan, ou canto, (em inglês, chanting), é quando as pessoas se juntam para cantar mantras. É a prática do ioga devocional. Através da música e da recitação de mantras nos aproximamos daquilo que é mais sagrado. "Quando apaixonados, nossos corações chamam constantemente nosso amor. Kirtan é esse chamamado."
Funciona assim: ele entoa com uma voz poderosa um mantra e a gente repete. Acompanhado percussão, flauta e harmônica, tocada pelo próprio Krishna Das, todos sentados no chão, pernas cruzadas e muita concentração. E o ritmo vai te embalando, vai crescendo, a voz vai ficando mais forte e todos entoam juntos "Om Namah Shivaaya" ou "Jaya Jagatambe He Maa Durgaa".... e assim vai...
Cada mantra tem seu significado, mas na maioria das vezes fazem reverência aos deuses hindus como Krishna (quem não conhece o Hare Krishna Hare Krishna, Krishna Krishna Hare Hare....), Shiva, Durga, Kali, Hanuman etc... Começando sempre com um longo OMMMMM e terminando com OM SHANTI SHANTI SHANTIIII... (exatamente como termino meus textos aqui).
Foi uma experiência inesquecível, pois não se tratava apenas de um show de música indiana. Todos participamos dos cânticos, fazendo os coros e dançando. Krishna Das, que é americano, tem um senso de humor refinadíssimo, o que deu às suas histórias sobre a Índia e seu Guru um gosto todo especial de alto astral...
Depois de três horas de chanting, ele teve muita disposição e ainda autografou CDs, inclusive o meu, tirou fotos, distribuiu beijos e abraços, bateu papo.... foi.... DEMAIS!!!
"Cantar abre o olho interno do coração. Limpa o espelho do coração para que este possa refletir claramente o que já está dentro de nós."
Saiba sobre a vida, música, CDs, etc de Krishna Das: visite o site oficial
Om Shanti!
Um comentário:
corrigindo (me contrata como revisora?) lá no comecinho "chamamado"
Beijão da Dal.
Postar um comentário