quinta-feira, 28 de abril de 2011

NOVO BLOG!!! PEDIATRIA INTEGRAL -

Com a retomada das minhas atividades após a licença maternidade, senti que seria interessante ter um blog direcionado especificamente à Pediatria, com o enfoque na Medicina Natural que tanto estimulo e estudo!

Acredito que a Homeopatia e o Ayurveda tem muito a colaborar com o cuidado das crianças!  A meu ver, a maioria das pessoas, hoje, está exagerando na quantidade de medicamentos alopáticos e na auto-medicação, para tratar dos problemas da infância, especialmente os corriqueiros. Há pouco estímulo ao parto normal ou natural e  à amamentação. Vejo muitas mães querendo ser práticas demais e elas acabam tendo a impressão que amamentar é um estorvo porque demora, dói no começo, requer dedicação e tempo. Parto normal então... ficar 12, 15 horas com dor, para que?

A vida prática e confortável que muitos buscam pode ser uma armadilha. Na ânsia de resolver tudo para ontem, perde-se a oportunidade de vivenciar experiências incríveis e altamente benéficas. Perde-se a chance de deixar a Natureza agir. Esquece-se que fazemos parte dela e que podemos nos beneficiar dela. Neste ponto é que entra o papel fundamental dos medicamentos homeopáticos e dos recursos ayurvédicos para alimentação, rotina diária e estilo de vida.

O assunto é tão extenso que me motivou a criar o PEDIATRIA INTEGRAL. A intensão é discutir todos esses temas e procurar mostrar que a Natureza pode nos ajudar muito, se soubermos como deixá-la agir.

Claro que não se deve negligenciar a medicina convencional, com seus exames e medicamentos alopáticos. Eles têm suas indicações precisas e, quando prescritos de forma racional e cuidadosa, trazem benefícios também. Ninguém precisa ter medo de tomar um remédio alopático quando ele é bem indicado. Nem de fazer exames, quando se sabe o que se está procurando. O problema é o abuso corriqueiro dessas coisas e a auto-medicação, que sempre desencorajo.

Bom senso, critério e conhecimento clínico permeiam a prática da boa medicina e através desses pré-requisitos é que se pode prescrever com tranquilidade a Medicina Natural, sem ter medo de estar negligenciando a Medicina Convencional. E  o contrário também: pesando o custo benefício de cada prescrição, estando ciente dos efeitos colaterais e contra-indicações, pode-se usar a alopadia com parcimônia e trazer benefício ao paciente.

Enfim, é no meu novo blog que poderei explicitar a minha prática médica, permeada por tudo que aprendi até aqui (e continuo aprendendo) e pela minha própria experiência de vida. Ainda mais agora que estou vivenciando a mais linda delas: a maternidade!

Espero que aproveitem e deixem sugestões, comentários, dúvidas, críticas...

PEDIATRIA INTEGRAL


Om Shanti!

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Médica formada na Faculdade de Medicina do ABC em 1999. Fez residência em Pediatria na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP até 2002.

Especializou-se em Homeopatia pela Escola Paulista de Homeopatia, atual ICEH, de 2003 a 2005.

Seu interesse em Ayurveda nasceu com o início das práticas de Yoga em 2002. Em 2007, fez o módulo I de formação em Yoga com Pedro Kupfer. Em 2008 concluiu a formação em Ayurveda na Clínica Dhanvantari em São Paulo, com Dr. Luiz Guilherme Corrêa Neto.

Na Índia, fez estágio em Ayurveda e Pregnancy & Baby Care na “School of Ayurveda & Panchakarma”, Kannur, Kerala, em Janeiro de 2009 e no Arya Vidya Peetam Trust, AVP Hospital, Coimbatore, em janeiro de 2010.

Atualmente trabalha na em seu consultório, atendendo a consultas de Pediatria e Puericultura, permeadas pela Homeopatia, pelo Ayurveda e pela sua bagagem de maternagem.

Escreve o blog PEDIATRIA INTEGRAL no Portal de maternidade ativa Vila Mamífera.

TODOS SOMOS UM