quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SAIBAM: A visita do Dr. Vasant Lad e Pandit Rajmani Tigunait ao Brasil



Semana passada tive a maravilhosa oportunidade de conviver durante 6 dias com Dr. Vasant Lad e Pandit Rajmani, na visita deles ao Brasil! Coisa que só aconteceu com o esforço, a dedicação e com a ação conjunta de um grupo especial de pessoas e com as bênçãos de Lord Dhanvantari.

Não sei nem descrever a vocês o tamanho da felicidade de todos nós, que trabalhamos, estudamos e vivemos o Yoga e o Ayurveda, de ter Dr. Lad aqui no Brasil. Ele é talvez a figura mais importante no mundo médico do Ayurveda atualmente. Dr. Lad é um Vaidya, título que em sânscrito quer dizer uma pessoa versada em medicina, que detém o conhecimento, um Doutor, no sentido mais amplo da palavra. Não consigo achar uma palavra em português para traduzir corretamente o termo Vaidya. Já que todos os doutores que conheci aqui no ocidente, tinham muito a me oferecer em termos de conhecimento técnico, mas nenhum deles tinha a humildade, a dedicação, a simplicidade, a amorosidade e a compaxão do Dr. Lad... Isso é realmente especial nele. Eu nunca tinha estado na presença de um Vaidya de verdade!

Maior ainda foi a minha alegria de ter a oportunidade de estar tão perto do Dr. Lad, frequentando suas aulas, conversando informalmente, dando uma ajuda eventual no que ele precisasse. Aprendi só de estar na presença dele. Só a presença do Dr. Lad já é uma lição.

 No dia 14 de outubro tivemos o Simpósio de Ayurveda e Yoga, realizado no anfiteatro de saúde Pública da USP. Um dia inteiro de exposições, com auditório lotado! Ficamos todos muito felizes com a repercussão do evento! Eu fiquei encarregada de fazer as apresentações. Acho que fiz direito, mas não pude esconder um certo nervosismo com a responsabilidade de apresentar pessoas tão especiais!

Nos dias 15 a 18 de outubro estivemos em São Francisco Xavier para dois dias de aulas com Dr. Lad e outros dois dias com Pandit Rajmani Tigunait. Foram dias realmente especiais. Lá em São Francisco formou-se uma verdadeira egrégora: uma somatória de energias físicas, emocionais e mentais de um grupo de pessoas, que se reuniram com uma finalidade. Nos meus próximos posts vou tentar compartilhar muito do que aprendi nestes dias! Foi muita coisa! Ainda estou organizando meus pensamentos aqui! Rs...

Em 19 de outubro aconteceu a visita do Dr. Lad à Clínica Dhanvantari, onde trabalho, junto com Dr. Luiz Guilherme. Mais uma vez a emoção tomou conta de todos. Lágrimas nos olhos, sorrisos, abraços e agradecimentos pela oportunidade de ter Dr. Lad tão pertinho de nós. Foi uma palestra para um grupo especial de médicos, que exercem ou que têm a intensão de exercer o Ayurveda da maneira mais correta e tradicional aqui no Brasil.

Depois disso fomos almoçar com ele, antes do seu embarque de volta para os Estados Unidos, onde ele mora. Tive então, a oportunidade de me despedir adequadamente, agradecer a vinda dele aqui pela centésima vez e também, dar uma de fã, que eu sou mesmo, tirar foto e ganhar a assinatura dele no meu livro! rs...

Resumindo, foram dias realmente especiais. Para mim, que trouxe o Ayurveda e o Yoga tão integralmente à minha vida, e como  médica com a resposnsabilidade de exercer esta medicina tradicional da forma mais fidedigna possível, não posso expressar a minha satisfação e minha felicidade em ter aprendido tanto com a presença destas duas assumidades: Dr.Vasant Lad e Pandit Rajmani Tigunait.

E, acima de tudo, fico muito feliz de ter conhecido o Dr. Luiz Guilherme, de estudar com ele e aprender muito com ele também. Foi ele que notou no meu coração uma disposição verdadeira de trabalhar e de me dedicar ao Ayurveda. E me abriu as portas da Clínica Dhanvantari. Reconheço nele a vontade de fazer com que o Ayurveda seja reconhecido e respeitado como um sistema médico, que seja exercido de forma responsável, respeitando os seus princípios éticos e a sua forma mais fidedigna e tradicional. Este, sem dúvida e do fundo do meu coração, é o meu grande objetivo também!

OM SHANTI!

3 comentários:

angela disse...

Silvia
É sempre especial aprender com mestres que amamos e valorizamos, compreendo sua felicidade.
Beijos

Fernanda R. Lima disse...

Namaste Silvia!

Que bom que vc gostou do meu blog, temos muitos interesses em comum não é mesmo?

Eu estive no simpósio com o Dr. Vasant Lad e o Pandit e me lembro de vc!

Foi mesmo muito maravilhoso, uma oportunidade única ;-)

Bjs

Harih Om

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Que honra receber a visita do Dr. Lad, uma sumidade!
Imagino que vcs tiveram que batalhar muito para conseguir, não deve ter sido fácil.

Mas certamente foi pra lá de recompensador. Lindo.

Sobre Atami...acho que vc ia adorar...eh um lugar lindo, tem uma energia boa.
Aquelas fotos tirei do Solo Sagrado, dos messiânicos. Não sou messiânico mas tenho carinho pela filosofia deles...
Quando puder venha conhecer sim!

Namastê!

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Médica formada na Faculdade de Medicina do ABC em 1999. Fez residência em Pediatria na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP até 2002.

Especializou-se em Homeopatia pela Escola Paulista de Homeopatia, atual ICEH, de 2003 a 2005.

Seu interesse em Ayurveda nasceu com o início das práticas de Yoga em 2002. Em 2007, fez o módulo I de formação em Yoga com Pedro Kupfer. Em 2008 concluiu a formação em Ayurveda na Clínica Dhanvantari em São Paulo, com Dr. Luiz Guilherme Corrêa Neto.

Na Índia, fez estágio em Ayurveda e Pregnancy & Baby Care na “School of Ayurveda & Panchakarma”, Kannur, Kerala, em Janeiro de 2009 e no Arya Vidya Peetam Trust, AVP Hospital, Coimbatore, em janeiro de 2010.

Atualmente trabalha na em seu consultório, atendendo a consultas de Pediatria e Puericultura, permeadas pela Homeopatia, pelo Ayurveda e pela sua bagagem de maternagem.

Escreve o blog PEDIATRIA INTEGRAL no Portal de maternidade ativa Vila Mamífera.

TODOS SOMOS UM