quarta-feira, 22 de junho de 2005

SAIBAM: o que é AHIMSA अहिंस ?

Posted by Hello
hoje eu queria é ficar assim: de pernas pro ar....

aiii, quem me dera.......

Ah, sim, minha tattoo: AHIMSA
अहिंस
- todo mundo pergunta, então vamo lá:

Ahimsa quer dizer "não violência" em sânscrito. O sânscrito é a lingua sagrada, usada para redigir os textos sagrados Hindus, como o Bhagavad Gita, os Vedas, sutras, (sim, inclusive o kama-sutra! - é um texto hindu), shastras, upanishads etc... estes texto milenares trazem todos os ensinamentos, filosofia e cultura indianos, desde os tempos mais remotos dos brânames. Naquela época, não eram redigidos e sim decorados e passados de guru para dicípulo verbalmente.

Já os textos Budistas são escritos em páli, uma outra lingua parecida com o sânscrito. O alfabeto não parece tanto, mas a pronúncia sim... qualquer dia ainda faço uma tattoo em páli... =D

Enfim, pesquisei bastante e encontrei a tattoo que eu queria...

AHIMSA é um dos preceitos da conduta iogue. Faz parte dos Yamas, os preceito éticos da yoga. Os YAMAS são só o início para aquele que realmente quer praticar yoga. São as cinco proscrições: a primeira e mais importante é AHIMSA - a "não violência" - quer dizer não usar qualquer tipo de violência, não matar, não agredir - sim, inclusive com palavras - não causar dor, sofrimento ou ferir qualquer ser vivo. Ahimsa foi o preceito que Gandhi usou para expulsar os ingleses da Índia, sem derramamento de sangue. Na base da greve de fome mesmo....

"AHIMSA - Da raiz Han: matar; Himsa: "intenção de matar"; ahimsa: não danar, entendendo-se como não provocar nenhum tipo de sofrimento a nenhuma criatura. É o primeiro mandamento do Yama, ou "disciplina geral", exigida daqueles que aspiram ao Samadhi, e consiste em renunciar à intenção de prejudicar alguém com pensamentos, palavras ou atos – Não-violência."

Depois vem, SATYA - dizer seeeempre a verdade, sempre, sempre sempre... evitar a falsidade de todas as formas, inclusive com a gente mesmo!

ASTEYA - não roubar. Parece meio óbvio, mas inclui também livrar-se do desejo de ter objetos alheio, de ter o que é dos outros. Inveja, cobiça, essas coisas.

BRAHMACHARYA - antigamente era o celibato. Hoje em dia podemos considerar em ter uma vida sexual saudável, sem promiscuidade, sem visar o prazer imediato e individualista.

APARIGRAHA - é a não possessividade, o desapego das coisas e DAS pessoas também. Na minha opinião o mais difícl de ser seguido.

E a gente vai tentando viver de acordo com esses princípios.

"Se a maioria dos homens praticasse a ética do Yoga, que em nada é legalista, repressiva, obsessiva, fanática e mórbida, reinaria a Paz na Humanidade. Viveríamos gostosa e gloriosamente em ahimsá." Prof. José Hermógenes
(quem é o Professor Hermógenes?)

E é isso: ahimsa é o meu estilo de vida, que me está me fazendo ser, além de não violenta, não competitiva, compassiva, mais compreensiva. Dôo mais do que recebo, espero menos de tudo e de todos, reajo menos, esbravejo menos, discuto menos e portanto... me aborreço bem menos! Quero menos as coisas, me contento com o que tenho... Passei a valorizar muito mais quem é ético e verdadeiro - aliás, esse é um compromisso que tenho comigo mesmo: ética, verdade e respeito acima de tudo.

Aprendi, com yoga, com Budismo, com a filosofia e a cultura indianas... juntou um pouco de terapia e homeopatia e... pronto!

Sinto-me OUTRA... quem me conhce bem, já nota! (claro que de vez em quando aparece um pra me tirar do sério e aí... perco um pouco as estribeiras do comportamento iogue... hehehehe... normal, né?)

e vocês? TESTE SUA ÉTICA YOGUE

bom, e ainda tem os NYAMAS....... mas........ outro dia a gente fala, agora vou por as pernas pro ar...

Boa sorte!! Om Shanti! सत्य




4 comentários:

bruna disse...

olá, tudo bem?
Achei muito interessante o seu blog, pois estava procurando o termo Namastê para tatuar e acabei encontrando outras coisas interessantes por aqui! Muito legais!
Gostaria de tirar uma dúvida: esse termo pode ser escrito em sânscrito de várias formas? pois vi em outros sites, e achei "desenhinhos" (desculpe) diferentes. Vc poderia se corresponder comigo? bh.carioca@yahoo.com.br.
Abraços,

Unknown disse...

Olá!! Muito bom seu blog! Se acha poucos blogs assim hoje em dia. :)
Sou fiel ao AHIMSA tbm e decidi fazer uma tatoo, estou postando aqui pra mostrar :

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKFkn3CEkvqyQeNrNzX9QRtGsnkA0YAQMuE358xlmjfe_wp3fxfcnDmRJK8107BkP0lvijVGI1jsZrTlttkYlgcAm1T1UNXTNOKHwzivn6wcjqNsUU1H-Iwi.jpg

Abraços. Paz.

sonia disse...

Olá, adorei o seu blog! Eu estava pesquisando sobre tatuagem de Ahimsa , acabei encontrando o seu blog, suas explicações são muito boas e de fácil entendimento, muito bom mesmo!

Unknown disse...

Olá, tudo bem???
Qual é a forma certa da palavra "amor" na língua??? Achei duas formas diferentes
Email:maria.marinho.figueiredo@gmail.com

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Médica formada na Faculdade de Medicina do ABC em 1999. Fez residência em Pediatria na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP até 2002.

Especializou-se em Homeopatia pela Escola Paulista de Homeopatia, atual ICEH, de 2003 a 2005.

Seu interesse em Ayurveda nasceu com o início das práticas de Yoga em 2002. Em 2007, fez o módulo I de formação em Yoga com Pedro Kupfer. Em 2008 concluiu a formação em Ayurveda na Clínica Dhanvantari em São Paulo, com Dr. Luiz Guilherme Corrêa Neto.

Na Índia, fez estágio em Ayurveda e Pregnancy & Baby Care na “School of Ayurveda & Panchakarma”, Kannur, Kerala, em Janeiro de 2009 e no Arya Vidya Peetam Trust, AVP Hospital, Coimbatore, em janeiro de 2010.

Atualmente trabalha na em seu consultório, atendendo a consultas de Pediatria e Puericultura, permeadas pela Homeopatia, pelo Ayurveda e pela sua bagagem de maternagem.

Escreve o blog PEDIATRIA INTEGRAL no Portal de maternidade ativa Vila Mamífera.

TODOS SOMOS UM