terça-feira, 14 de julho de 2009

SAIBAM: paneerzinho no Mascot


Ainda na onda Índia-comidinhas...

Chegamos ao Mascot Beach Resort, em Kannur, no estado do Kerala, Sul da Índia. Fiquei hospedada por 3 semanas, junto com a turma, durante o curso de especialização em Ayurveda. Apesar no nome, o hotel não chegava nem perto do que seria um resort, na nossa concepção ocidental. Eu sabia que era simples, afinal a diária era super barata (e não poderia ser de outro jeito, já que seriam 3 semanas de hospedagem... ) mas a primeira impressão.... afe! Limpeza, decoração, manutenção, toalhas, lençóis, restaurante e serviço a la indiana, claro. Mais uma supresinha!!! Mas bastou algumas horas lá para o Mascot, como ficou conhecido entre nós, mostrar que tinha muito mais do que decoração, toalhas, lençóis e blábláblás ocidentais!

No Mascot tivemos aulas, práticas e teóricas, naquele baita calor... Mas o Mascot tinha piscina, que no final da tarde era de poucos e servia para refrescar os miolos, relaxar sozinha ou jogando conversa fora e para contar os corvos que gritavam em volta, cráaa, cráaa...

O Mascot tinha vista para o mar. Oceano Índico. É ele na foto. E uma brisa morna, que amenizava nossos dias. O Mascot tinha também o por do sol mais especial do mundo! Ficou conhecido como Sunset. Todo dia parava para ver o Sunset. Meditava no Sunset, praticava yoga no Sunset, filosofava, observava, curtia. Mas na hora exata do Sunset o tempo parava. E era o silêncio que nos enchia de prana, de energia, de felicidade de estar ali na Índia, com pessoas especiais, aprendendo coisas especiais, compartilhando sentimentos especiais. Era o Sunset que nos dava a sensação de estarmos vivos, presentes e de fato experimentando a vida.
E depois do Sunset vinha a noite no Mascot. Noite, que era noite mesmo. Luzes acesas só até as dez e meia. Depois as luminárias lá de fora se apagavam e as estrelas do Mascot se revelavam. Inúmeras, cadentes. Ficávamos ali de camarote, no gargarejo. Olhando o universo. O cosmo. E mais uma vez, o silêncio nos preenchia, cortado apenas pelas filosofadas em baixo tom, deixando marcas no coração e também nos tornozelos, de tantas picadas de mosquito.

O Mascot também tinha um restaurante. Como em quase todo lugar na Índia nada é fácil, lá também não era! Para pedir o chá no Mascot:

- Can we have one TEA and one BLACK TEA, please?
-yes - o garçom ia escrevendo e conferindo em voz alta - one TEA, one BLACK TEA..... with milk, madam???? (black tea é sem milk, né???? pôooo!!!)

Sentados à mesa: -Can I have a bottle of mineral water, please? E eles traziam só a garrafa, sem o copo. E depois se pedisse copo, eles traziam um copo cheio de água, outra água! (????)

O Mascot tinha dessas coisas divertidas! Claro que a gente ria com carinho! Os indianos tem alguma coisa de ingênuos, são meio medrosos... não sei, meio crianças... alguns. Outros são espertalhões! Principalmente se querem vender alguma coisa! Mas no Mascot não! Todos eram muito... fofos! Ninguém conseguiu se irritar de verdade com o pessoal do Mascot!

Mas a comidinha que a gente mais gostava no Mascot era o Paneer Tikka. O cozinheiro ficou injuriado de tanto fazer paneer! É que é um queijinho, que não tem aqui, e era o único que tinha lá! Na Índia não tem muzzarela, parmesão, brie! Imagina! Nem se for procurar no supermercado! Até dava para encontrar um queijo tipo processado embrulhado um a um, sabe? Horrível, sem chance. Senão era só paneer. Sanduiche de queijo? Panner! Subway em Cochin: sanduiche de paneer tikka. Ah! e o tikka era pimenta, claro. Um pózinho ardido que eles colocavam em cima e o paneer ficava meio vermelhinho. E aí colocavam os pedacinhos em um espeto e assavam no tandoor, um forno de barro. Uma delícia.

E ainda ouço alguém que dizia:

"- E aí, paneerzinho, Sil? Sunset, vista pro mar, só falta a breja!"

Todo fim de tarde, depois do Sunset, era panneerzinho. Lá vem aquele bando de brasileiros acabar com o estoque de paneer - e acabava!

Uma coisa que o Mascot não tinha era bebida alcóolica. Mas, brasileiros e humanos que somos, demos um jeito de contrabandear a cerveja para dentro do Mascot. Bebemos com um guardanapo escondendo o conteúdo do copo, e comemos muito, mas muito paneerzinho.... até os indianos perguntarem : mas porque vocês gostam tanto de queijo? (queijo... ah se eles soubessem o que é um bom parmezão italiano...)
Ao longo de toda a viagem à Índia, mesmo depois de ter saído de Kannur, continuei sendo o terror dos paneerzinhos... Se não tinha o paneer tikka, por falta do forno, eu comia palak paneer, panneerzinho com espinafre, tudo bem! Tudo ótimo!

Segue a receita de um paneer meio parecido:

Para fazer o paneer:
1 litro de leite integral
2 colheres de sopa de limão

Ferva o leite em uma panela grande. Adicione o limão até que o leite talhe. Vá mexendo até separar o soro. Depois coe em um pano limpo. Quanto mais apertar, mais durinho vai ficar. Pode colocar um peso em cima para ele ficar sólido e poder cortar. Depois:

1 colher de sopa de óleo de girassol
15g de manteiga
1 colher de chá de sementes de cominho
250g de paneer
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino moída
1 colher de chá de garam masala
folhas de coentro picada
1 colher de sopa de suco de limão

Aquecer o óleo em uma panela anti-aderente (wok serve), e dar uma fritadinha no cominho até desprender o aroma. Adicionar o paneer, o sal, pimenta, massala, coentro e suco de limão. Mexa por + ou - 7 a 8 minutos. E está pronto para servir!
Om Shanti!

Um comentário:

angela disse...

Tem experiencias que a gente tem na vida,que não ha o que pague. Alem de ser impossivel pensar o que seria da vida da gente sem elas.
Beijo

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Médica formada na Faculdade de Medicina do ABC em 1999. Fez residência em Pediatria na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP até 2002.

Especializou-se em Homeopatia pela Escola Paulista de Homeopatia, atual ICEH, de 2003 a 2005.

Seu interesse em Ayurveda nasceu com o início das práticas de Yoga em 2002. Em 2007, fez o módulo I de formação em Yoga com Pedro Kupfer. Em 2008 concluiu a formação em Ayurveda na Clínica Dhanvantari em São Paulo, com Dr. Luiz Guilherme Corrêa Neto.

Na Índia, fez estágio em Ayurveda e Pregnancy & Baby Care na “School of Ayurveda & Panchakarma”, Kannur, Kerala, em Janeiro de 2009 e no Arya Vidya Peetam Trust, AVP Hospital, Coimbatore, em janeiro de 2010.

Atualmente trabalha na em seu consultório, atendendo a consultas de Pediatria e Puericultura, permeadas pela Homeopatia, pelo Ayurveda e pela sua bagagem de maternagem.

Escreve o blog PEDIATRIA INTEGRAL no Portal de maternidade ativa Vila Mamífera.

TODOS SOMOS UM