quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

DIARIO DE BORDO: Kannur

Depois de 3 voos, horas de aeroporto, 3 horas de viagem de carro bastante tumultuada, cheguei em Kannur!!!

Estou hospedada em um hotel no centro, Royal Omars. Nao eh a melhor opcao aqui, jah que kannur tem praia, e poderiamos ficar mais perto do mar. Mas o hotel fica a 5 minutos de carro da clinica onde estou estudando! Foi otimo rever Dra. Sapna e Dr. Rajesh!!! O ano passado a clinica deles era em outro lugar, meio decadente. Nao tinha muita estrutura, era abafado e escuro. A sala de aula virava sala de pratica, empurrando as cadeiras num canto. Mas agora nao! Eles mudaram para um espaco bem maior, confortavel e arejado! A sala de aula teorica tem paredes decoradas, lousa branca e ar condicionado! A sala de pratica eh enorme, com varios dronis (macas proprias para praticar ayurveda) .... isso para os padroes India, Kerala, e especialmente Kannur, eh um progresso enorme! Fiquei meuito feliz com a mudanca dos meus queridos amigos e professores!

As aulas comecaram e estao indo bem. Aqui em Kannur, a enfase eh na pratica, entao estou revendo abhyanga, shirodhara, pindasweda, bastis e especialmente kalari marma massage, que eles amam e fazem questao de ensinar, por ser uma tecnica tipica do Kerala. Alem disso, estou tendo aulas de beauty care com coisas muito natuirebas e baby care. Semana que vem Dr. Rajesh vai me dar umas aulas especiais de pediatria!

Dia primeiro de janeiro comeco as aulas de Harmonium.



 Eh um instrumento ocidental que caiu nas gracas do indianos e eh muito mais ticado aqui do que em qualquer outro lugar do mundo, principalmente nos bhajans. O Marco, um dos meus colegas brasileiros, toca sitar, e vamos ter umas aulas de musica juntos pra ver se conseguimos montar um grupinho de musica. Como toco teclado, acho que jah vai ser meio caminho andado para aprender um pouquinho do Harmonium, que nada mais eh do que um teclado com um fole.... veremos!!!

Enquanto isso, eu e a Barbara ficamos nos deliciando com todas as spicy foods que tem por aqui! Sao tantos sabores e aromas que a gente fica ate perdida! E assim labemos os beicos com os pulao, subzi, navaratma korma, palak paneer, paneer tikka, idli, dosa, gulab jamun.... uau.... and so on...




Este eh o IDLI - paozinho de farinha de arroz quye comemos com este molhinho apimentado, de cafe da manha!









Ficamos perdidas tambem nas lojas de tecidos! Compramos umas kurtas ontem, para passar o ano novo de roupa nova e cara de indiana!!!!



Este eh um conjuntinho basico: kurta, a blusa; dupatta, o lenco e a calca. Todas as mulhres se vestem assim aqui. Algumas outras andam de saree. Aqui em Kannur, nao se compra a roupa pronta. A loja tem o kit com o tecido pronto para a kurta, para a duppatta e para a calca, jah combinando o conjunto. E ai, a costureira faz sob medida!














Enfim! Tudo esta mais do que otemo por aqui!!! Definitivamente me sinto em casa! Minha amiga Barbara, apesar de ter chegado por aqui a primeira vez, esta tao adaptada que eh capaz de arrumar um indiano e ficar por aqui mesmo!!! HAHAHAHA.....

Mando mais noticias logo, e vou tentar postar umas fotos minhas.

As desta postagem sao da internet!

OM SHANTI!  HARI OM!

2 comentários:

Anônimo disse...

Silvia,

Lendo sua postagem fui refazendo (em saudade) cada pedacinho desta maluca e tão transformadora viagem...
Beijo enorme para vc e para nossos queridos Dra Sapna e Dr. Rajesh!!
Mande notícias sempre que possível!

Ju Trinca

Lilian Odo disse...

Oi Sil!
Pelo visto seu ano novo já começou iluminado...fazendo coisas interessantes que vc adora! Divirta-se! Beijos Lili

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Médica formada na Faculdade de Medicina do ABC em 1999. Fez residência em Pediatria na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP até 2002.

Especializou-se em Homeopatia pela Escola Paulista de Homeopatia, atual ICEH, de 2003 a 2005.

Seu interesse em Ayurveda nasceu com o início das práticas de Yoga em 2002. Em 2007, fez o módulo I de formação em Yoga com Pedro Kupfer. Em 2008 concluiu a formação em Ayurveda na Clínica Dhanvantari em São Paulo, com Dr. Luiz Guilherme Corrêa Neto.

Na Índia, fez estágio em Ayurveda e Pregnancy & Baby Care na “School of Ayurveda & Panchakarma”, Kannur, Kerala, em Janeiro de 2009 e no Arya Vidya Peetam Trust, AVP Hospital, Coimbatore, em janeiro de 2010.

Atualmente trabalha na em seu consultório, atendendo a consultas de Pediatria e Puericultura, permeadas pela Homeopatia, pelo Ayurveda e pela sua bagagem de maternagem.

Escreve o blog PEDIATRIA INTEGRAL no Portal de maternidade ativa Vila Mamífera.

TODOS SOMOS UM