quarta-feira, 29 de junho de 2005

SAIBAM: Ganesh, Vishnu, Brahma, Shiva... mas que confusão é essa?

Posted by Hello

Uma das minhas grandes paixões é o Panteão Hindu. O hinduísmo tem uma enorme quantidade de deuses, cada um com um significado mais ou menos importante, alguns mais conhecidos por nós ocidentais, outros que eu só vim conhecer agora, de tanto teimar em ler sobre cultura, filosofia e mitologia indianas. Não sei porque há algum tempo encasqueto com isso - acho que com a prática do yoga veio a vontade de conhecer mais sobre a Índia. Tudo me inspira, me identifico sei lá - de repente posso ter nascido no país errado, vai saber... aí, toooodo mundo me pergunta, porque afinal de contas, aqui no ocidente se faz mais cofusão do que qulaquer outra coisa, com a mitologia indiana....

Bom, os principais deuses hindus são Brahma, Vishnu e Shiva, que compõe a TRINDADE. Cada uma tem seu significado:

Brahma é o senhor do universo, o deus de toda criação, ele tudo cria.

Vishnu é o deus conservador, responsável por preservar tudo o que tem na Terra, inclusive seus habitantes. É retratado como um deus muito bonito, geralemte com a pele azul, símbolo do infinito. Vishnu é muito importante pois de tempos em tempos desce à terra na forma de homem comum. Um de seus avatares (encarnações) mais importantes é Krishna, que a gente houve falar muito. É, aquele dos Hare Krishna! Aqui vale lembrar qeu Krishna e Arjuna são os principais personagens do Baghavad- Gita - " a bíblia" dos hindus. (masi para frente conto a história do Gita e do Mahabarata -quem quizer tem o link aí ao lado pra dar uma olhada).

E finalmente Shiva, o deus da destruição. É o deus transformador, que destrói para que as coisas sejam renovadas. Está na maioria das vezes representado em sua forma Nataraja = a dança de Shiva. A natureza e todo universo são o efeito desta dança. Todo começa e um dia acaba para poder começar de novo...

E o simpático homem com cabeça de elefante aí em cima é Ganesha (ou Ganesh ou Ganapati, como quizer, ele tem mais de 100 nomes....) queridíssimo na Índia: toda casa hindu tem o seu Ganesha.

Ganesha é filho de Shiva e Pavarti. Diz a lenda que Parvati, a deusa da fertilidade, estando muito sozinha gerou um filho para ela. Muito bonito. Um dia, quando Shiva estava fora de casa, Pavarti pediu a Ganesha que ficasse de guarda na porta de casa. Shiva chegou, e ficou enfurecido de ser barrado na porta da sua própria casa então, decapitou Ganesha. O desespero de Pavarti fez com que Shiva substituísse a cabeça por uma outro, do primeiro animal que encontrou, no caso um elefante. Esse deus gentil é invocado no início das viagens e dos empreendimentos importantes. Proteje a casa, a família e traz boa sorte. Claaaro, que eu tenho meu Ganesha em casa! Lindinho!
O ritual de adoração a um deus hindu se chama PUJA. Consiste em fazer oferendas (como água, comida, flores e fogo) e recitar mantras.

Quer experimentar fazer um puja virtual para Ganesh? Experimente um pouco da cultura hindu e veja se ela não traz bons fluidos.... vá clicando nos ícones e oferecendo suas flores a Ganesha, ao som de uma mantra:

Ganesha puja


Tem muito mais sobre Ganesha e muitos outros deuses hindus interessantes, como Kali, Durga, Lakshmi, Hanumann, Ganga, Agni, Saravasti.... uma infinidade! Quer conhece-los? Visite este site, muito bonito e completo sobre hinduísmo Kali Nataraja e divirta-se! Quem sabe você naõ se identifica com algum deles!

Mantra? ahnnnn.... sim, um mantra para Ganesha:

"Aum Shri Ganeshaya Namah" quer dizer: "Praise to Lord Ganesha".

औं श्रि गनेशय नमः

Aum = om, Shri = senhor, Ganeshaya = acrecenta-se aya ao final do nome da entidade para representar reverência ex: shivaya, Namah = reverência, o cumprimento - é daí que vem NAMASTE!!! "O deus que existe em mim , cumprimenta o deus que existe em você! "

então... namaste, meus queridos!

Logo mais publico sobre outros deuses, mais fotos e alguma coisa sobre mantras, OM.... em agosto vou ter o privilégio de assistir ao vivo ao Krishna Das, um americano muito iluminado que estudou mantras e kirtans na índia e caaaanta... que é uma delícia... aí eu falo mais de mantras...
quem é Krishna Das?


HARI OM! हरि ॐ

2 comentários:

Unknown disse...

muito interessante!

Claudete Angi disse...

Gostei muito de seu blog. Vem a calhar, pois, muitas vezes, fico confusa com tantos nomes e tantos Deuses. Estou aprendendo. Tenho 58 anos e só agora tenho ousado e me aprofundado em religiões orientais, mitologia e estou gostando muito de tudo q tenho lido. Continuarei seguindo seu blog e aprendendo com vc. Obrigada!

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Médica formada na Faculdade de Medicina do ABC em 1999. Fez residência em Pediatria na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP até 2002.

Especializou-se em Homeopatia pela Escola Paulista de Homeopatia, atual ICEH, de 2003 a 2005.

Seu interesse em Ayurveda nasceu com o início das práticas de Yoga em 2002. Em 2007, fez o módulo I de formação em Yoga com Pedro Kupfer. Em 2008 concluiu a formação em Ayurveda na Clínica Dhanvantari em São Paulo, com Dr. Luiz Guilherme Corrêa Neto.

Na Índia, fez estágio em Ayurveda e Pregnancy & Baby Care na “School of Ayurveda & Panchakarma”, Kannur, Kerala, em Janeiro de 2009 e no Arya Vidya Peetam Trust, AVP Hospital, Coimbatore, em janeiro de 2010.

Atualmente trabalha na em seu consultório, atendendo a consultas de Pediatria e Puericultura, permeadas pela Homeopatia, pelo Ayurveda e pela sua bagagem de maternagem.

Escreve o blog PEDIATRIA INTEGRAL no Portal de maternidade ativa Vila Mamífera.

TODOS SOMOS UM