domingo, 14 de agosto de 2005

SAIBAM: Kirtan com KRISHNA DAS

Posted by Picasa

Nesta última sexta feira tive o privilégio de participar de um kirtan, com Krishna Das (é ele comigo aí na foto). Kirtan, ou canto, (em inglês, chanting), é quando as pessoas se juntam para cantar mantras. É a prática do ioga devocional. Através da música e da recitação de mantras nos aproximamos daquilo que é mais sagrado. "Quando apaixonados, nossos corações chamam constantemente nosso amor. Kirtan é esse chamamado."

Funciona assim: ele entoa com uma voz poderosa um mantra e a gente repete. Acompanhado percussão, flauta e harmônica, tocada pelo próprio Krishna Das, todos sentados no chão, pernas cruzadas e muita concentração. E o ritmo vai te embalando, vai crescendo, a voz vai ficando mais forte e todos entoam juntos "Om Namah Shivaaya" ou "Jaya Jagatambe He Maa Durgaa".... e assim vai...

Cada mantra tem seu significado, mas na maioria das vezes fazem reverência aos deuses hindus como Krishna (quem não conhece o Hare Krishna Hare Krishna, Krishna Krishna Hare Hare....), Shiva, Durga, Kali, Hanuman etc... Começando sempre com um longo OMMMMM e terminando com OM SHANTI SHANTI SHANTIIII... (exatamente como termino meus textos aqui).

Foi uma experiência inesquecível, pois não se tratava apenas de um show de música indiana. Todos participamos dos cânticos, fazendo os coros e dançando. Krishna Das, que é americano, tem um senso de humor refinadíssimo, o que deu às suas histórias sobre a Índia e seu Guru um gosto todo especial de alto astral...

Depois de três horas de chanting, ele teve muita disposição e ainda autografou CDs, inclusive o meu, tirou fotos, distribuiu beijos e abraços, bateu papo.... foi.... DEMAIS!!!

"Cantar abre o olho interno do coração. Limpa o espelho do coração para que este possa refletir claramente o que já está dentro de nós."

Saiba sobre a vida, música, CDs, etc de Krishna Das: visite o site oficial


Om Shanti!

Um comentário:

Dalva M. Ferreira disse...

corrigindo (me contrata como revisora?) lá no comecinho "chamamado"

Beijão da Dal.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Médica formada na Faculdade de Medicina do ABC em 1999. Fez residência em Pediatria na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP até 2002.

Especializou-se em Homeopatia pela Escola Paulista de Homeopatia, atual ICEH, de 2003 a 2005.

Seu interesse em Ayurveda nasceu com o início das práticas de Yoga em 2002. Em 2007, fez o módulo I de formação em Yoga com Pedro Kupfer. Em 2008 concluiu a formação em Ayurveda na Clínica Dhanvantari em São Paulo, com Dr. Luiz Guilherme Corrêa Neto.

Na Índia, fez estágio em Ayurveda e Pregnancy & Baby Care na “School of Ayurveda & Panchakarma”, Kannur, Kerala, em Janeiro de 2009 e no Arya Vidya Peetam Trust, AVP Hospital, Coimbatore, em janeiro de 2010.

Atualmente trabalha na em seu consultório, atendendo a consultas de Pediatria e Puericultura, permeadas pela Homeopatia, pelo Ayurveda e pela sua bagagem de maternagem.

Escreve o blog PEDIATRIA INTEGRAL no Portal de maternidade ativa Vila Mamífera.

TODOS SOMOS UM